PREFEITURA
CAMARA

Lula parabeniza Daniel Noboa, reeleito na presidência do Equador

Noboa, de 36 anos, venceu a eleição presidencial antecipada em 2023 e agora assegura um novo mandato à frente do país.

Por Cosme Eduardo em 14/04/2025 às 20:01:08

Foto: G1 - Globo.com

Noboa, de 36 anos, venceu a eleição presidencial antecipada em 2023 e agora assegura um novo mandato à frente do país. O presidente equatoriano tem defendido reformas econômicas e medidas de segurança mais rígidas em meio ao avanço da violência no país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou nesta segunda-feira (14) o presidente do Equador, Daniel Noboa, reeleito no pleito realizado no domingo (13). Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula também cumprimentou o povo equatoriano pela condução do processo eleitoral.

"Saúdo o povo equatoriano e o presidente reeleito, Daniel Noboa, pelas eleições de domingo, 13 de abril. O Brasil seguirá trabalhando com o Equador em defesa do multilateralismo, pela integração sul-americana e o desenvolvimento sustentável da Amazônia", escreveu.

Noboa, de 36 anos, venceu a eleição presidencial antecipada em 2023 e agora assegura um novo mandato à frente do país. O presidente equatoriano tem defendido reformas econômicas e medidas de segurança mais rígidas em meio ao avanço da violência no país.

O governo brasileiro tem reiterado a importância da cooperação entre os países sul-americanos, especialmente em áreas como desenvolvimento sustentável, meio ambiente e comércio regional.

Daniel Noboa é reeleito para mais 4 anos como presidente do Equador

Oposição reclama

A OEA (Organização dos Estados Americanos) disse nesta segunda-feira (14) que "expressa confiança nos resultados" do segundo turno da eleição presidencial realizada no Equador, que deu vitória ao atual presidente Daniel Noboa.

Noboa venceu a esquerdista Luisa González em um segundo turno marcado por disputa acirrada e realizado em meio a tensões causadas pela violência ligada ao tráfico de drogas.

Com mais de 90% das urnas apuradas, Noboa estava à frente por mais de um milhão de votos, uma diferença de 12 pontos percentuais (56% contra 44%). A OEA atuou como observadora do processo eleitoral.

"A missão da OEA enfatiza que a cidadania se manifestou de forma pacífica e contundente durante o dia da votação", afirma o comunicado da entidade.

"A Missão deseja enfatizar que os dados produzidos pelo Sistema Informatizado de Votação e Resultados do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) coincidem com as informações compiladas pelos observadores da OEA destacados no país. Além disso, a equipe da Missão comparou as folhas de apuração nas seções eleitorais observadas e conseguiu verificar uma correspondência entre as folhas de apuração transmitidas, as recebidas pelos partidos e as devolvidas no pacote eleitoral."

González disse aos apoiadores que não reconhece os resultados e que exigirá uma recontagem.

"Recuso-me a acreditar que um povo preferiria mentiras em vez da verdade, violência em vez de paz e unidade," disse Gonzalez. "Vamos exigir uma recontagem e que abram as urnas."

Fonte: G1

Comunicar erro

ComentĂĄrios

Acompanhante loiras em Goiania Acompanhante deusas do luxo