CAMARA

Dourados (MS) é a 1ª cidade do Brasil a iniciar vacinação em massa contra dengue

Município fez convênio com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga. Vão ser imunizadas pessoas de 4 a 60 anos na 2ª maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Por Página MS em 04/01/2024 às 09:29:55

Dourados, a pouco mais de 200 km de Campo Grande, será a primeira cidade do Brasil a iniciar a vacinação em massa contra a dengue. A imunização deve começar, às 10h desta quarta-feira (3), nos 35 postos de saúde espalhados pela cidade.

Quem pode se vacinar? - Com 243.368 mil habitantes, a estimativa do município é vacinar 150 mil moradores entre 4 e 60 anos com a vacina. Cerca de 90 mil doses da vacina devem chegar a Dourados nesta quarta.

Em Dourados, a imunização é oferecida para aquelas pessoas que chegarem ao posto com o documento de identificação e comprovante de residência na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Como vai funcionar a distribuição das doses? - As doses saíram por volta das 7h30 (horário local) do centro de distribuição da secretaria municipal de Saúde de Dourados rumo aos 35 postos de saúde da cidade.

A imunização deve começar assim que as vacinas chegarem nos postos de saúde. A previsão para o início da aplicação é às 10h desta quarta.

O município será responsável pelo planejamento e aplicação da vacina dentro do cronograma especificado pelas pesquisas.

Qual vacina será disponibilizada? - A vacina disponibilizada é a Qdenga. O imunizante possui duas doses, que devem ser administradas com intervalo de 3 meses. A mesma vacina já é comercializada na rede privada há oito meses, por R$ 450.

  • De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para a faixa etária de 4 a 60 anos;
  • É aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações;
  • A vacina é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença.
  • Ela também poderá ser aplicada em quem já teve a doença.

Nos ensaios clínicos, a Qdenga mostrou ter uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.

????????Quando a vacina começa nos outros estados? - De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação deve começar em fevereiro de 2024 no restante do Brasil. A imunização não será em larga escala. Inicialmente, cerca 3,1 milhões de pessoas poderão ser imunizadas com a Qdenga.

Inicialmente, ainda segundo o Ministério da Saúde, a vacinação não será em larga escala: o SUS oferecerá 6,2 milhões de doses ao longo de 2024.

O cronograma de entrega proposto pela fabricante para as doses da vacina é o seguinte: 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1.650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro, e 421 mil em novembro.

Comunicar erro
CRIATIVA

Comentários

Criativa