O Las Palmas entrou com um estratégia perfeita e conseguiu um resultado histórico contra o Barcelona. A vitória por 2 a 1 em Barcelona não só frustrou os festejos pelo 125º aniversários dos catalães, mas foi a primeira vitória fora de casa contra os Blaugranas desde 1971.
Apesar da derrota, o Barcelona continua liderando o campeonato com 34 pontos, mas colocou o Real Madrid de vez na disputa pelo título. Já os Las Palmas sobe para o 14º lugar com 15 pontos conquistados.
Quase nada
O primeiro tempo entre Barcelona e Las Palmas foi de ausência total de inspiração catalã. Muita posse de bola e pouca criatividade podem resumir o que foi a primeira etapa.
A defesa do Las Palmas fez um excelente trabalho em conter os avanços pouco criativos do Barça. Lewandowski passou os primeiros 45 minutos sumido entre os defensores do visitantes.
Os dois times tiveram poucas chances de marcar. Fermín López teve boa chance aos seis minutos, mas o Cillessen defendeu a finalização. Já os Las Palmas chegou com perigo aos 36 minutos com Javi Muñoz, mas o chute foi para fora.
Aos 41 minutos, Koundé teve espaço pela direita, mas pegou mal na bola e isolou. Dois minuntos depois, a melhor oportunidade do Barcelona. Pedri recebeu passe de Lewandowski e chutou de fora da área para uma boa defesa de Cillessen.
Nada feito e fim de primeiro tempo frustrante para os torcedores do Barça.
Las Palmas surpreende
O Barcelona voltou com ímpeto para abrir o placar, mas não foi o que aconteceu... pelo contrário. Aos três minutos, em um contra-ataque fantástico, o Las Palmas precisou de poucos passes para deixar Sandro Ramírez em boas condições de finalizar. O ex-Barcelona não perdoou e chutou cruzado para estufar as redes.
Na reta final da primeira etapa, Raphinha já era o melhor jogador do time da casa e, no segundo, foi o melhor jogador do time na busca pelo empate. O brasileiro buscou o jogo a todo momento e foi recompensado.
Aos 16 minutos, Raphinha conseguiu espaço diante da marcação firme dos visitantes e chutou bonito de fora da área para empatar o jogo. 1 a 1 no placar e possibilidade do Barcelona crescer no jogo...
E também não foi o que aconteceu no Estádio Olímpico de Barcelona. Aos 21 minutos, a marcação falhou e Fábio Silva recebeu belo passe de Javi Muñoz por trás da defesa. O português carregou a bola e chutou forte para colocar os visitante, mais uma vez, na frente.
O Barcelona se atirou ao ataque na busca do empate, mas Cillessen estava muito bem no jogo. Aos 35 minutos, a melhor chance dos catalães. Raphinha bateu falta com maestria e obrigou o goleiro a fazer uma defesa espetacular.
Mais próximo ao fim do jogo, o Barça foi chegando de maneira desordenada e não teve nenhuma chance clara. As melhores foram bloqueadas pela defesa perfeita montada por Diego Martínez. Fim de jogo e vitória histórica do Las Palmas.