Publicitário Sidônio Palmeira fez a campanha que elegeu Lula em 2022 e criou o slogan do pacote apresentado por Haddad: 'Brasil forte, governo eficiente, país justo'. Veja a íntegra do pronunciamento de Haddad sobre o corte de gastos
O publicitário Sidônio Palmeira, que fez a campanha que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva em 2022, foi o responsável pela preparação do pronunciamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na quarta-feira (27), para apresentar o pacote de contenção de gastos.
Sidônio mora em Salvador, mas passou os últimos dias em Brasília para fazer a preparação. Ele foi o responsável pela criação do slogan do pacote: "Brasil forte, governo eficiente, país justo".
O slogan sintetiza a mensagem dupla que Lula quer tentar passar à população, de que está cuidando das contas públicas, mas sem prejudicar os mais pobres. Desde que as negociações do pacote começaram, auxiliares de Lula têm batido na tecla de que o pacote não é "corte". A expressão vem sendo substituída por termos como "contenção", "economia", "controle de gastos" ou "ajuste".
Ontem à noite, após gravar o pronunciamento, Haddad e Sidônio participaram do encontro com as bancadas do PT na Câmara e no Senado Federal. Segundo relatos dos petistas, o clima era bastante positivo, com alguns parlamentares entusiasmados com aspectos do pacote, como a decisão de isentar o Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês e o anúncio de que o governo quer tributar os contribuintes que recebem mais de R$ 50 mil por mês.
O pronunciamento foi ao ar às 20h30 de quarta. Antes disso, a peça foi apresentada, em primeira mão, a deputados e senadores do PT na reunião.
De acordo com petistas que estavam no encontro, os parlamentares aplaudiram o pronunciamento e demonstraram apoio ao pacote, a Lula e a Haddad, num ambiente bem distinto, por exemplo, de quando o ministro se encontrou com os petistas no ano passado para apresentar o arcabouço fiscal.