04/04/2025 +55 (67) 981623444

PolĂ­tica

PREFEITURA

Operações em favelas: Paes diz que 'acabou manual de como agir no Rio'; STF vira chave com novas regras

Em decisão unânime, o Supremo Tribunal Federal (STF) mudou as limitações impostas a operações em comunidades no Rio de Janeiro.

Por Cosme Eduardo 04/04/2025 às 09:53:06

Foto: G1 - Globo

Em decisão unânime, o Supremo Tribunal Federal (STF) mudou as limitações impostas a operações em comunidades no Rio de Janeiro. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSB), — que chegou a dizer que o Supremo abriu um 'resort do crime' na capital fluminense —, agora elogia a mudança costurada por todos os ministros.

A mudança que o STF fez sobre a limitação de operações em comunidades no Rio foi uma virada de chave que levou em conta a realidade do crime e também a politização do assunto.

ENTENDA: Operações policiais em favelas do RJ: veja os principais pontos das regras impostas pelo STF

Como o blog antecipou nessa quinta-feira (3), os ministros construíram um consenso. E convenceram o relator, ministro Edson Fachin, a mudar pontos centrais de seu voto.

E, assim, preferiram dar uma resposta institucional, simbolizada pelo placar unânime, do que apenas deixar cada ministro com sua opinião sobre o tema.

STF determina novas regras para operações em favelas do Rio de Janeiro

O STF decidiu, entre várias mudanças, tirar a excepcionalidade imposta às operações em favelas do Rio; permitir o uso de helicópteros como plataforma de tiros; e ampliar a ação da PF, que abrirá um inquérito para investigar grandes facções do Rio.

Essa construção foi feita pelos ministros nos últimos meses e os detalhes foram acertados em um almoço nessa quarta (2), quando Fachin foi convencido a mudar seu voto sobre operações em favelas e derrubar as limitações que tinha imposto.

Ministros avaliaram que as restrições não estavam compatíveis com a dimensão e a complexidade do crime no Rio.

Também houve avaliação de que a decisão de Fachin gerou desgaste porque colou o discurso de que o STF tava contribuindo para os números da violência no Rio, estava constrangendo policiais, que se sentiam limitados, e estava dando a impressão de facilidade para os bandidos.

Reação do governo

Autoridades do Rio reclamaram muito da chamada ADPF das favelas, antes desse recuo do STF.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, chegou a dizer que limitar operações policiais nas comunidades era fazer um 'resort do crime no Rio'. Nesta sexta (4), dia seguinte à decisão do STF, ele chamou o recuo de 'virada'.

Paes repercutiu a decisão. "Eu vinha conversando com vários ministros já. Foi correto isso". O prefeito disse ao blog que a decisão corrige uma limitação anterior que "trazia um conjunto de constrangimentos aos policiais, que se sentiam limitados, e os bandidos se sentiam à vontade".

Ele também destacou que a ampliação da atuação da PF será importantíssima. E que o STF enterra, assim, a tentativa de "fazer um manual de como agir no Rio", concluiu.

Fonte: G1

Comunicar erro
ComentĂĄrios
Acompanhante loiras em Goiania Acompanhante deusas do luxo