Presidente deixou Brasília a bordo do VC-1 (Airbus ACJ-319) e trocou para o KC-30 (Airbus A330-200) em Houston. KC-30 tem maior autonomia e reduziu o número de paradas técnicas até Tóquio. Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante partida para Houston (Texas). Base Aérea de Brasília, Brasília - DF.
Ricardo Stuckert/ Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trocou de avião em uma parada técnica, nos Estados Unidos, durante a viagem de ida para o Japão, onde terá agendas nos próximos dias em busca de novas parcerias comerciais.
Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), o procedimento já estava programado e foi adotado para reduzir o número de paradas técnicas até Tóquio.
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Lula deixou Brasília na noite de sábado, por volta das 21h, a abordo do VC-1, avião oficial da Presidência, uma versão adaptada de um Airbus ACJ-319, comprada pelo próprio petista em 2005 e conhecida como "Aerolula".
No domingo, o VC-1 pousou em Houston (EUA), onde Lula e sua comitiva migraram para o KC-30, versão adaptada para uso militar do Airbus A330-200. Trata-se de uma aeronave de maior porte e com maior autonomia.
Com a troca, Lula não precisou fazer uma parada adicional para reabastecimento em Anchorage, no Alaska, e seguiu direto até Tóquio, onde chegou por volta das 22h15 de domingo, no horário de Brasília, e manhã de segunda-feira no horário da capital japonesa.
A viagem de ida de Lula levou quase 25 horas, conforme os registros da Presidência.
????Segundo apurou o g1, se tivesse feito todo o trajeto a bordo do VC-1, Lula teria demorado de cinco a seis horas a mais para pousar em Tóquio.
Com o peso médio de uma comitiva presidencial, o VC-1 consegue voar por cerca de nove horas, enquanto o KC-30 suporta até 17 horas de voo.
KC-30
O KC-30 é um avião maior do que o VC-1, porém menos confortável, mas costuma ser adaptado para ser usado por presidentes da República.
? O KC-30 tem 59 metros de comprimento e capacidade para transportar até 238 passageiros.
A aeronave foi comprada no governo de Jair Bolsonaro (2019-2022) e tem sido utilizada em diferentes missões, como os voos de repatriação de brasileiros da Faixa de Gaza e do Líbano, de ajuda humanitária na tragédia climática do Rio de Grande do Sul, no transporte logístico de material, entre outras.
Por causa da maior autonomia, Lula já utilizou o KC-30 em outras oportunidades, a fim de reduzir o tempo de deslocamento em viagens mais longas.
Em 2023, ele viajou de KC-30, por exemplo, para os Estados Unidos e Arábia Saudita. Em 2024, usou a aeronave para ir até a Suíça. No mesmo ano, o vice-presidente Geraldo Alckmin foi de KC-30 até o Azerbaijão.
Lula em viagem presidencial
Ricardo Stuckert/ Presidência da República
Avião presidencial
Segundo a Secom, a troca de aeronave em Houston já estava planejada e não houve problema técnico durante o voo.
O avião presidencial VC-1 teve um problema técnico em outubro de 2024 logo após decolar no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, perto da Cidade do México.
Segundo a FAB, o problema foi resolvido durante o voo, porém a aeronave precisou dar 50 voltas, em quase cinco horas, para consumir combustível e pousar em segurança.
Lula e a comitiva de ministros e parlamentares retornaram ao Brasil em um avião reserva. Após revisão, o VC-1 voltou a ser usado por Lula, que intensificou as viagens dentro do país nas últimas semanas.
Após o incidente, o presidente declarou que comprará uma aeronave para Presidência, o que ainda não foi feito.