Mato Grosso do Sul deve ficar entre os cinco maiores produtores de peixe do Brasil.

Mato Grosso do Sul deve ficar entre os cinco maiores produtores de peixe do Brasil. Isso porque, uma produção de tilápia em lago da hidrelétrica de Porto Primavera, na cidade de Brasilândia foi autorizada na última sexta-feira (4) pelo secretário nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Júnior, e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Com a medida, o Estado que ocupa atualmente a décima posição entre os produtores de peixe em todo o território brasileiro, passará estar entre os cinco maiores fornecidos, informado Jorge Seif.

Últimas notícias

O titular da Semagro, Jaime Verruck, disse que a medida vai desenvolver ainda mais a produção de peixe no Estado, sendo autorizado nesta primeira assinatura o uso de mais de 120 hectares que são de domínio da União. Além de gerar empregos e renda para toda a região.

Verruck ainda se destacou que esta evolução no setor tem relação direta com o programa estadual “Propeixe”, que tem o objetivo de aumentar a produção e exportação do produto no Estado.

O programa ainda prevê o apoio à viabilidade de crédito e recursos financeiros ao setor e premiação para os produtores.

Propeixe

Lançado em (7) de outubro de 2020 pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), o Programa Estadual de Fortalecimento da cadeia produtiva do peixe (Propeixe) tem entre suas metas duplicar o processamento de peixes até 2022 .

Com o Propeixe, a expectativa é chegar a produção de 36 mil toneladas de peixe em 2021.

Também pretende chegar a utilização de 70% da capacidade instalada da indústria local em 2021.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×